Eis a sétima geração do BMW Série 5 e, antes que arregale os olhos e pense "onde estão as diferenças?", dizemos-lhe já: é tudo novo! Na verdade, passado o embate do "primeiro olhar" em que parece ter mudado pouca coisa, começamos a reparar nos pormenores, nos detalhes e até nas (muitas) imagens que aqui disponibilizamos. E percebemos que a geração G30 do Série 5 tem uma outra presença na estrada, parece mais agarrado, dá até ar de ser mais baixo.
O que nem é verdade, as dimensões mantiveram-se praticamente inalteradas, com crescimentos milimétricos: mais 36 mm no comprimento (4,935 m), 8 mm na largura (1,868 m) e… 2 mm na altura (1,466 m). Portanto, aquela sensação visual só pode vir mesmo do tratamento estético, em especial do alargamento do "duplo rim" que forma a tradicional grelha da BMW – que abre e fecha automaticamente para melhorar a aerodinâmica – e que agora se liga às ópticas, mais rasgadas e com LED’s nas luzes diurnas (em opção faróis totalmente em LED). Além das entradas de ar mais avantajadas e os vincos laterais da carroçaria mais proeminentes. No fundo, houve uma passagem ao Série 5 das evoluções estéticas já aplicadas ao Série 7, daí um certo ar de família.
A marca reivindica também melhorias a nível da habitabilidade, em especial na altura disponível para a cabeça nos lugares traseiros. Em termos de espaço para as pernas a melhoria será mínima, pois a distância entre eixos cresceu apenas 7 mm, para 2,975 m. Também a bagageira teve um ganho ligeiro, passando de 420 para 430 litros, com funcionalidade de as costas dos bancos serem rebatíveis na proporção 40:20:40.
A nível do chassis houve um enorme trabalho por parte dos técnicos da BMW, em especial nas ligações ao solo. As suspensões mantêm o esquema "multilink", embora a geometria tenha sido ligeiramente alterada e se tenha recorrido de forma intensa ao alumínio para maior leveza e melhor agilidade. Também a nível dos travões foram conseguidos ganhos de peso consideráveis.
No interior há ainda vários destaques: a dimensão do "head-up display" (projecção das informações no pára-brisas) cresceu 70%; os comandos por voz reconhecem uma conversação natural; várias funções podem ser comandadas por simples gestos dos dedos em frente ao ecrã; em opção há bancos que têm até oito funções de massagens; carregamento de telemóveis por indução (sem fios); e toda uma panóplia de conectividade, desde a integração de "smartphones" ao Apple Car Play ou transformar o Série 5 num "hotspot" de WiFi que sirva até dez dispositivos! O Série 5 terá vários níveis de acabamentos, com destaque para o Luxury com interiores em pele de primeira qualidade e já muito bem equipado. E, a exemplo do Série 7, pode ter também a chave inteligente (BMW Display Key) que até permite comandar à distância o automóvel para o retirar de lugares de estacionamento mais apertados.
Um mês depois são esperadas três novas versões de que nos ocuparemos noutra notícia já a seguir, pela sua especificidade, o híbrido "plug-in" 530e iPerformance, a versão mais ecológica 520d EfficientDynamics e a "bomba" desta nova geração (até chegar o novo M5…), o M550i xDrive. Com um carro totalmente novo e carregado de tecnologia, a BMW quer marcar uma nova referência na terrível luta que vai travando com a Audi e Mercedes nas berlinas "premium" do segmento médio-alto!